quarta-feira, 8 de julho de 2009

Pequeno Protesto a Preceitos Sociais

Predominantemente católico, nosso país não consegue ter um sociedade muito longe de preceitos de tal religião entre outras crenças de fé cristã. (Não necessariamente o catolicismo).

Os dogmas da igreja tecem um Deus absoluto. Enquanto em vida terrena, as pessoas transitam em ações que as podem levar para o “céu” ou ao “inferno”. Então, configuram-se as antíteses que formam os seres. Bem e Mal. Belo e Feio. Gordo e Magro. Claro e Escuro. Certo e Errado.

Formas de julgamentos que automaticamente aplicamos no nosso cotidiano. Quem sabe nos habituando para o dia do “juízo final”.

Com todo esse histórico há duas sentenças que me doem os ouvidos: “Fulana é mãe solteira”, e a outra, “sou mulher de um homem só”.
Há algo mais démodé que tais sentenças? Como alguém se presta a pronunciar tais frases? Qual seria o tal erro da moça que por ventura cria sue filho sem um dito “pai”?
Ou ainda, qual é o orgulho em ostentar que só teve um parceiro sexual?
Seria algum troféu? Ou apenas algo de uma sociedade com mente ‘católica’.
Impregnada pelo pensamento católico, pois até os que se dizem longe das práticas religiosas assim pensam.


------------

Dógmas da Igreja Católica Apostólica Romana:
http://www.fimdostempos.net/dogmas_catolicos.html

2 comentários:

Carlos disse...

Muito bom, Amanda.

De fato a demagogia religiosa ainda prevalece na mentalidade de muita gente. As religiões funcionam de forma ditatorial, como um caminho pré estabelecido para que se alcance a perfeição, que sempre dominou seus influenciados sob a pena do pecado.

Somos humanos, pecadores, imperfeitos e perfeitos pelas imperfeições. Estamos aqui para viver, experimentar, conhecer...

Viva às mulheres e homens que assumem a responsabilidade de ser, sozinhos, pai e mãe de seus filhos. Viva ao sexo e a variedade de parceiros (as). Viva ao aprendizado.

Aline disse...

Concordo, Amandita.